segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Brinde com vinhos espanhóis

Já está no hora de planejar as festas de fim de ano, o que pode começar pela escolha dos espumantes que combinam com a alegria das mesas natalinas e, ainda mais, com o réveillon.

A importadora Porto a Porto, juntamente com a Casa Flora, trouxe ao Brasil os selecionados vinhos e cavas da vinícola espanhola Gramona. (Aliás, é bom lembrar que a Porto a Porto é a maior importadora de vinhos espanhóis para o Brasil).

Para apresentar o produto, e comandar a degustação harmonizada, esteve em Curitiba a simpática e competente enóloga Ana Lopez Lidon (foto).

O evento ocorreu no restaurante AIRE. Os pratos foram elaborados pelo chef Javier Ruiz, também recém chegado da Espanha.

No cardápio, nada de paella. Mesmo assim, somente pratos da culinária espanhola.
O consultor de vinhos da Porto a Porto, Flávio Bini, a enóloga Ana Lopez Lidon, e a sommelier Camila Podolak.
Como entrada, salada de folhas, jamon, queijo e salmorejo, harmonizada com Gramona Font Jui Xarel.lo 2005.
Primeiro prato, peixe namorado com asadillo de vegetais e vinagrete de cenoura e nabo, harmonizado com o Gramona Rose Pinot Noir - Reserve Brut.
Segundo prato, leitão confitado no azeite de ervas, maçã e batata mortero, harmonizado com Marques de Tomares Dona Carmen - Reserva tinto 2002.
A sobremesa foi um delicioso creme de chocolate, com açafrão e tostaditas, harmonizada com o Madeira Justino's colheita 1995. Realmente, para ninguém botar defeito.
Vale anotar ainda que, entre os vinhos e cavas degustados, também estavam o Gramona Allegro Reserva Brut, fresco e frutado, agradável e elegante; o Gramona Imperial Gran Reserva 2005 Brut, que apresenta aromas de frutas maduras e de paladar crocante vigoroso; e o Gramona III Lustros - Brut Nature Gran Reserva 2002, uma cava com notas fortes de frutos cítricos maduros, envelhecida cinco anos.
Eles podem ser encontrados em lojas de vinho e delikatesses de todo o Brasil. Recomendo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário