domingo, 20 de dezembro de 2009

Exposições em destaque no MON

Além das exposições permanentes, o Museu Oscar Niemeyer está com duas exposições internacionais que merecem destaque.

São elas: Figuras e Padrões – A encomenda dos Azulejo em Portugal, do século 16 à atualidade; e O olhar do pintor Joaquin Sorolla, artista considerado o mais importante representante do iluminismo espanhol.

Na primeira mostra o visitante vai conhecer toda a beleza da herança cultural árabe, representada pela secular produção de azulejos em Portugal. O acervo é do Museu Nacional do Azulejo de Portugal.

Sào 90 painéis em exibição que traçam um panorama da história da arte da cerâmica portuguesa, do século 16 até a atualidade.

Na segunda, são aproximadamente 40 obras, provenientes do Museo Sorolla.

A exposição de Joaquin Sorolla é subdividida em cinco núcleos temáticos: os retratos, as paisagens da Espanha, os jardins e pátios espanhóis, a Espanha em Nova Iorque e as marinhas, entre as mais reconhecidas de toda a sua produção.

Toda a beleza da herança cultural árabe, representada pela secular produção de azulejos em Portugal.
Noventa painéis em exibição traçam um panorama da história da arte da cerâmica portuguesa, do século 16 até a atualidade.
Na abertura das exposições as presenças do curador da mostra dos azulejos portugueses; o consul da Espanha no Paraná, Saturnino Gordo; a assessora cultural da embaixada da Espanha no Brasil, Paz Pérez Catalá; e a primeira-dama do estado, Maristela Requião, a grande incentivadora das dus exposições.
Ambas exposições permanecem até dia 28 de fevereiro de 2010.
A exposição de Sorolla é dividida em fases: os retratos, as paisagens da Espanha, os jardins e pátios espanhóis, a Espanha em Nova Iorque e as marinhas.
Obras de Sorolla, pela primeira vez no Paraná.
O casal Maria Elaine e Paulo Roberto Meinerz, ele superintendente do Banco do Brasil, a primeira-dama do estado, Maristela Requião, e Marco Sanches, do Banco do Brasil- Setor Público, na abertura da exposição.
O Museu Oscar Niemeyer fica na Rua Marechal Hermes, 999. É aberto de terça a domingo, das 10 às 18hs. Ingressos R$ 4,00 inteira e R$ 2,00 estudantes, com carteirinha. Gratuito para grupos agendados da rede pública, do ensino médio e fundamental, para estudantes até 12 anos, maiores de 60 anos e no primeiro domingo de cada mês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário