segunda-feira, 1 de março de 2010

Santiago do Chile

De minhas andanças mundo afora, sempre considerei Santiago do Chile uma daquelas cidades que você deve voltar. A cada volta, nota-se algo novo que passou despercebido.

Pela quinta vez, fui a Santiago. Novamente me surpreendi. Fui com a operadora New Line Turismo. Na capital chilena tive o receptivo da Vips Travel. Tudo perfeito.

Regressei na última quarta-feira. Tinha pensado em estender a viagem até sábado (27), por causa do Festival de Vina del Mar e por algumas outras vinícolas que queria conhecer, como a Casas del Bosque, a Emiliano (de orgânicos) e Veramontte, perto de Zapata, também na estrada para Vina del Mar. Mas resolvi deixar para uma outra volta.

Qual não foi minha surpresa e choque ao ver os noticiários de sábado.

As lembranças me chegam como um filme.Um filme muito bonito.

Nunca havia assistido a troca de guarda, que ocorre um dia sim, outro não. A banda da polícia, além de tocar as tradicionais marchas durante o posicionamento dos soldados, também toca um vasto repertório, que vai de clássicos como Ave Maria de Gounod, ao rock, bolero, bossa-nova, entre outros ritmos, como ocorreu no sábado dia 20. A troca de guarda acontece (ou acontecia) das 10 às 11 horas.

Santiago, uma cidade plana, caminhar por suas calçadas,era uma delícia. O metrô e os ônibus, limpíssimos.

A arquitetura arrojada do centro (não sei com está agora) fazia um bonito contraste com as construções antigas, dos séculos 18 e 19. Algumas estavam bem preservadas.

O guia, Otávio, fazia questão de destacar essas novas construções. Muitas delas com até 50 metros de profundidade em suas estruturas.”É a segurança para possíveis abalos sísmicos”, dizia ele.

Vejam algumas de minhas imagens de Santiago.Na área central a arquitetura moderna e arrojada num bonito contraste com construções antigas.
A afinada banda da polícia militar com seu variada repertório surpreende os turistas.Bem posicionados, mesmo com o sol escaldante,os soldados permanecem firmes, durante 1 hora.
Turistas também permanecem firmes.
Momento em que é realizada a troca de batalhão.
A belíssima Catedral de Santiago, localizada na Praça das Armas.
O casal Fernanda e Fernando Webster, de Criciúma (SC), eu e minha filha Marina,em frente ao bonito Mercado Central, construído em 1872. Sua função original era servir de espaço para exposição de artes. Hoje é um mercadão de peixes e frutas, com vários restaurantes.

Prometo: eu vou voltar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário