terça-feira, 1 de junho de 2010

Comemorando com nossos "hermanos"


Não existe nada melhor do que reunir amigos em torno de uma mesa com boa comida e acompanhada por um bom vinho.

Foi o que ocorreu, recentemente em Curitiba, para as comemorações do Ano do Bicentenário da República da Argentina.

O encontro, no Restaurante Ticiano do Hotel Quality, foi organizado pelo Consulado da República da Argentina em Curitiba, a Fundação EXPORTAR - Agência de Promoção de Exportações Argentinas do Ministério de Relações Exteriores, Comércio Internacional e Cultura, o CODESUL - Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul do Governo do Estado do Paraná, e a Câmara de Comércio e Serviços da República da Argentina no Estado do Paraná.

Ao som de um bandeneon, os convidados degustaram pratos típicos da gastronomia argentina e vinhos de grandes bodegas daquele país. Confira: Wilson Portes, secretario executivo do Comitê Pró-Copa 2014, Marcia Scheffer, do Conselho da Associação Comercial do Paraná, Consuelo e Eduardo Guimarães, ele secretario de Relações Internacionais da Prefeitura de Curiiba.
O sr. Aparício, gaúcho radicado há muitos anos em Cuitiba, foi o responsável pelo bonito som do bandeneon.
Entre os vinho selecionados para o jantar estava o elegante Vasija Secreta - Malbec 2008 - Valle de Cafayate, uma das bodegas mais antigas da Argentina.
A jornalista Marta Feldens fez questão e conferir os detalhes do excelente vinho da região de Salta.
Os convidados puderam optar entre dois menus. Preferi o segundo. Degustei, como entrada, a pasta de pimentões assados e regados com azeite de oliva e sorvete provolone defumado com mousse de limão siciliano e chimichurri fresco.
Como prato principal: bife de chorio com hortaliças refogadas e salsa gourmet, salsa de vinho Malbec, quinoa, pirê de abóbora defumada.
Como sobremesa: crepe recheados com doce de leite saborizado com tomilho, nozes e baileys, sobre pudim de laranja e chocolate, biscotti e salsa com rum e açuar mascavo.
No comando da panelas estavam os chefs argentinos Manuel Ausejo e Javier Rodrigues, que vieram especialmente para o evnto.

Fotos Marian Guimarães.

Nenhum comentário:

Postar um comentário