segunda-feira, 26 de julho de 2010

Cenit, a boa surpresa chilena


A convite da Importadora Decanter participei de uma degustação vertical da linha ícone da vinícola Caliterra: o Cenit

O encontro foi na Porcini Trattoria, em Curitiba. Além os maravilhosos vinhos Cenit – safras 2005,2006, 2007 e 2008 -, também fiquei encantada com a cave do restaurante, uma das mais bonitas da capital paranaense.

A degustação foi conduzida pelo experiente enólogo da Caliterra, Sergio Quadra (foto acima).

Um dos melhores vinhos ícones do Chile, o Cenit surpreende e diferencia pela concentração, com envolvente elegância e maciez. Sua cor vermelha-intensa parece iluminar a taça.

Na apresentação Sergio conta que o nome do vinho faz referência ao “ponto mais alto do céu”. Fala também do nome da vinícola: Caliterra – a junção de “qualidade e terra”.

O grand finale da degustação foi quando o enólogo propôs ao grupo uma brincadeira. Sugeriu que elaborássemos o melhor corte para a safra 2009.

Os sommeliers Ronaldo Bohnenstengel (um dos proprietários do Vin Bistrô e da C La Vie Brasserie), Felipe Feliz (da Adega Boulevard) e eu , sugerimos que fosse elaborado com 40% de Petit Verdot, 30% de Cabernet Sauvignon, 20% de Carmenére e 10% de Malbec. Tenho que confessar, não foi o mais votado.

O almoço também esteve perfeito. Entre os pratos, destaque para nhoque de funghi com ragu de cogumelos; e a polenta com cabrito e legumes assados na brasa. Parabéns ao chef Gilberto Prado.
O jornalista Jackson Brustolin, do blog QVinho, Paulo Thomas (Enoteca Decanter), concentrados para a deliciosa tarefa de provar as safras Cenit - 2005,2006, 2007 e 2008. Uma agradável surpresa em sua evolução.
Felipe Feliz, Ronaldo Bohnenstengel, Paulo Thomas e Jomar Brustolin, provando e votando nos cortes 2009, realizados pelos convidados - que formaram grupos-, para a brncadeira proposta pelo enólogo Sergio Quadra, da vinícola Vilaterra.

Fotos Marian Guimarães.

Nenhum comentário:

Postar um comentário