domingo, 26 de setembro de 2010

Chef coloca sal na sobremesa

Chef é chef até quando coloca sal na sobremesa. Isso mesmo. A história aconteceu na aula-show que o italiano Fernando Patano (foto), chef responsável do premiado restaurante Europa 92 (fundado na cidade de Modena, pelo tenor Luciano Pavarotti) ministrou na Sede Gourmet do Centro Europeu.

Quando Fernando Patano percebeu o que ocorreu senti, não só eu como todos os participantes, que a vontade dele era quebrar tudo o que tinha pela frente. Seu olhar foi fulminante.

Mas ele respirou fundo e refez a sobremesa.

A rapidez na execução foi tamanha que a aula terminou, ainda, no tempo previsto, com direito a entrega de certificads e sessão de fotos. Afinal, não é todo dia que chef de restaurante com estrela em Guia Michelin, vem a Curitiba.

Aula-show
O evento foi perfeito. Tivemos a oportunidade de conhecer a elaboração de um cardápio da entrada a sobremesa. Todos os produtos utilizados foram da linha Paganini e os vinhos para harmonização foram da importadora Porto a Porto.

A execução de cada um dos pratos foi minuciosamente explicado.
Como entrada degustamos uma torta de verduras de abobrinha e berinjela. A dica: untar a forma com farinha de rosca, pois tanto a berinjela como a abobrinha soltam água e a farinha de rosca ajuda na absorção.
Uma entrada leve e bastante saudável. Abobrinha, berinjela, pimentão vermelho e amarelo, e manjericão.
O primeiro prato foi um spagheti com tomate cereja, alcaparras, azeitonas pretas picadas, e ricota de búfala. A dica: a massa é colocada na frigideira e salteada junto aos temperos, com a ricota de búfala quente. Nesse momento chef Fernando é auxiliado por Gianluca Cló ( sócio da famíla Pavarotti), mas durante toda aula ele contou com a participação de alunos do curso de gastronomia, do Centro Europeu.
Prato simples, é um dos mais solicitados no Europa 92.
Como segundo prato; filé com creme de aceto balsâmico, acompanhado de purê de batata epimenta. A dica: o creme de azeite balsâmico
O creme de azeite balsâmico dá o toque final ao prato.

A sobremesa foi uma sopa inglesa à moda de Modena. Mesmo com o incidente, valeu a pena.
José Osti, um dos diretores do Centro Europeu, chef Fernando, Gianluca Cló e a sommelier Kamila, da importadora Porto a Porto.Chef Fernando assinando os certificados, ao seu lado Silvana Molinari, a competente professora de italiano do Centro Europeu e que serviu de tradutora durante toda a aula.
Certificado que vai enriquecer minha galeria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário