domingo, 7 de novembro de 2010

O português contemporâneo

Nesses 20 anos que venho escrevendo diariamente sobre gastronomia, sempre procurei incentivar os festivais. Fico feliz quando sou convidada para participar e opinar sobre eles.

Desta vez quem está com um festival super- interessante é o Pestana Curitiba Hotel. Até dia 12 de novembro o seu restaurante Cais da Ribeira apresenta opções especiais de cardápio com o melhor da culinária lusitana moderna. O preço: R$ 75 por pessoa.

O cardápio é do chef Junior Costa (foto), que recentemente assumiu a cozinha do Pestana. Chef Junior já esteve à frente de grandes restaurantes sempre demonstrando sua competencia.

Nesse festival ele criou dois excelentes cardápios. O primeiro traz como entrada de camarão em crosta de bacalhau seguida por Costeleta de cordeiro ao chutney de maçã e Risoto de trigo em grão e aspargos frescos. De sobremesa, Sopa de frutas vermelhas ao vinho do Porto com tartelete ao creme português.

A segunda versão do cardápio começa com a entrada de Creme português de batata baroa servido em broa portuguesa. O bacalhau não poderia ficar de fora e aparece como sugestão de prato principal acompanhado de crisps de alho poró ao leito de tomates da colina e tomilho limão com quenelles de batata vinho e ervilhas. Finalmente, o dueto de doces portugueses encerra a refeição em grande estilo. Camarão em crosta de bacalhau é a sugestão de entrada no primeiro cardápio. Vem acompanhado de dois molhos delicados e muito aromáticos, que dão sabor diferenciado a deliciosa entrada.
Creme Português de batata baroa servido em broa portuguesa é a entrada no segudo cardápio. O creme é muito suave. e, cá entre nós, depois de se deliciuar com o creme, peça ao garçon um manteiga...e como o pão. É divino!
O primeira menu tem como prato principal a Costeleta de cordeiro ao chutney de maçã. Porém, optei pelo segundo menu que foi o bacalhau acompanhado de crisps de alho poró ao leito de tomates da colina e tomilho limão com quenelles de batata vinho e ervilhas.
De sobremesa fiquei com a sopa de frutas vermelhas ao vinho do Porto com tartelete ao creme português. Para o meu paladar, acho que a sopa de frutas vermelhas ficaria melhor com um sorvete de creme. Questão de gosto.
O chef Junior Costa fez questão de posar para foto com toda sua equipe.

O menu do festival custa R$ 75 por pessoa mais 10% e o valor inclui o estacionamento. As reservas podem ser feitas pelo telefone 3017-9900 e o Restaurante Cais da Ribeira /Pestana Curitiba Hotel fica na Rua Comendador Araújo, 499.

Fotos Marian Guimarães

Nenhum comentário:

Postar um comentário