sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Gastronomia Responsável

Prato oferecido no Vin Bistrô que tem no comando das panelas a chef Renata Abreu.


Aliar conservação da natureza à gastronomia, indicando que ambas podem estar em equilíbrio. Esse é o objetivo do movimento Gastronomia Responsável, projeto realizado pela Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza.

Lançado ano passado, o movimento acaba de receber novas adesões de restaurantes na cidade, ampliando para 28 o número de restaurantes que aderiu a iniciativa, 15 a mais do que em 2010.

Entre os novos participantes do movimento, estão churrascaria, cafés e restaurantes de cozinha contemporânea, italiana e árabe, entre outros.

Os 15 novos restaurantes terão um prato elaborado, de acordo com os quatro princípios do movimento: uso de ingredientes orgânicos, não-utilização de espécies ameaçadas de extinção, uso de produtos de fornecedores locais para evitar emissão de gás carbônico no transporte, e utilização integral de alimentos para evitar o desperdício.

Os pratos responsáveis criados para o movimento passam a fazer parte do cardápio fixo dos restaurantes e terão valor máximo de R$ 30 (trinta reais). A venda de cada prato reverterá R$ 1 (um real) para ações de conservação da natureza da Fundação Grupo Boticário.

Os 13 restaurantes que participam do movimento desde 2010 são: Bistrô do Victor, Edvino, Gepetto, Lapinha SPA, Madero, Maia Box, Missouri Gourmet Deli, Oli Gastronomia, Original Beto Batata, Quintana Café e Restaurante, Sel et Sucre, Totopos e ZeaMaïs.

Os 15 restaurantes que aderiram em agosto de 2011 são: Anarco, Badida, Bistrô Duchamp, Cantina do Délio, Don Max, Forneria Copacabana, Lucca Café, Lagundri, Le Liban, Manu Bufara, Paraguassu, PorciniTratoria, Kebaberia Velho Oriente, Vindouro, VinBistro.
Prato sugerido no Restaurante Porcini.

Sugestão do Restaurante Vindouro.

Sugestão do restaurante Manu Bufara.

O crédito das fotos é para Joel Trib.

Nenhum comentário:

Postar um comentário