quarta-feira, 30 de novembro de 2011

O aniversário do Terra Madre

O que era bom ficou melhor ainda. Os seis anos do Restaurante Terra Madre foi comemorado com muita pompa e circunstância na gastronomia. A parceria do cardápio realizado pelos irmãos chefs Ivo e Ivan Lopes, no dia 23 de novembro, foi impecável. Clientes e convidados foram recepcionados pelos sócios-proprietários Isabela Freiberger e Raphael Zanette. Tive o prazer de estar presente.

Para quem não sabe, Ivo foi o primeiro chef da casa. Voltou a Curitiba especialmente para este evento. Brindou a clientela do Terra Madre com um jantar de pratos elaborados por ele e por Ivan, que assina a gastronomia do restaurante. Se individualmente representam o melhor entre os chefs de Curitiba e São Paulo, imaginem os dois juntos.Como entrada foi oferecido alcachofra à Romana com saladinha de rúcula. Como não poderia deixar de ser para um restaurante que tem anexo uma loja de vinhos, a harmonização foi perfeita: espumante Giaretta.


Como primeiro prato degustamos uma levíssima polenta cremosa com frutos do mar grelhados, ao molho de limão siciliano, harmonizado com o vinho argentino, o reserva Finca El Origen –Viognier .
O segundo prato foi tortelli de coelho ao molho de cogumelo Paris trufado e creme de burrata. Aroma e sabor impecável. Simplesmente indiscutível. Sem comentários. Somente provando. É uma pena que não está no cardápio da casa. Quem sabe na próxima reestruturação do menu. O prato foi harmonizado com o chileno Chocalán Reserva, um belo Pinot Noir.



Como terceiro prato a criação recaiu sobre uma costela de boi ao forno em crosta de amêndoa com purê de batata. Leve. A costela desmanchava. Ficou melhor ainda com o vinho italiano Invetro-Revieri.

O trio de sobremesas: Cheese cake, canolli de ricota com farofa de pistache e panacota de doce de leite, encerrou a noite com um delicioso Madeira.


A jornalista Jussara Voss e eu, voltamos de carona com a jornalista Andrea Sorgenfrei que foi mais comedida nos vinhos. Realmente, foi um jantar para ficar na história.

Nenhum comentário:

Postar um comentário