domingo, 26 de fevereiro de 2012

Uma reunião cheia de surpresas

Como acontece mensalmente, neste mês de fevereiro, a Confraria Feminina de Vinhos de Curitiba escolheu a sala VIP da Grand Cru para sua reunião. O tema abordado foi “Acessórios para Vinhos”. Desta vez a coordenadora foi eu. E, cá entre nós, contei com uma assessora prá lá de competente: a sommelier Tháys Ferrão. Sucesso total.

Das taças de espumantes aos inúmeros saca-rolhas (do mais antigo ao hiper-moderno), às tampas e jogos de tampas, termômetros, capas geladoras, climatizador, suporte para garrafas, sacolas,tastevin, mix de aromas, decanter, mini-adegas, cortador de cápsula,tivemos a oportunidade de visualizar e conferir o que se tem hoje no mercado. Nosso agradecimento as confreiras Isa Pudles e Eunice Rocha, que também levaram alguns acessórios para dar mais brilhantismo à noite.

A degustação foi às cegas. Começamos com um espumante onde a análise seria apenas de Novo ou Velho Mundo. Deu empate. Era do Novo Mundo, mas ninguém acertou ser um espumante argentino. Degustamos o Nocturno Brut que surpreendeu pela persistente perlage, de aroma completo, de bonita cor dourada.

Em seguida foi a vez do italiano Broglia Gavi DOCG II, safra 2010, elaborado 100% com a uva Cortese di Gavi. Elegante e delicado, extremamente claro. O aroma pode não ser muito potente mas é agradável. É um vinho de verão. Sem compromisso com a gastronomia.

Depois foi a vez do espanhol Abad Dom Bueno, safra 2010, elaborado 100% com a uva Godello. Suave e equilibrado. De cor amarelo palha, muito límpido. Na boca, ligeiramente picante. Fácil de beber. Aliás, um vinho que recebeu 90 pontos de Robert Parker.

O terceiro vinho foi o uruguaio Pizzorno Reserva, safra 2009, elaborado 100% com a uva Sauvignon Blanc. De bela cor amarelo com reflexos esverdeados. Aroma potente, gostoso, boa acidez, senti um ligeiro toque de maracujá. Para a grande maioria, um vinho instigante. Não se reconheceu a Sauvignon Blanc.

Depois foi a vez do francês Pouilly Fuissé, um Grand Cru de Bourgogne feito exclusivamente com a variedade Chardonnay. Um vinho frutado, mas com acentuado mineral. O tipo do branco elegante, equilibrado, mais do que pronto para o consumo. Valeu!


Encerramos com chave-de-ouro. A sobremesa foi acompanhada pelo maravilhoso Justino Madeira Verdelho - 10 Anos, cortesia da importadora Porto a Porto que também nos presenteou com uma garrafa para sortear. A felizarda foi a confreira Marlene Beck.
Acessórios variados: jogo de tampas, suporte de garrafa e a evolução de taças para espumantes.

Mix de aromas, taças, sacolas, suportes, etc.

Saca-rolhas para todos os gostos, vacu vin, termômetros, climatizador e muito mais.

Os vinhos: Pizzorno, Broglia Gavi e Abad Dom Bueno foram degustados às cegas, e surpreenderam a todas.

O vinho Pouilly Fuissé acompanhou os pratos.

A sommelier Tháys Ferrão nos deu uma verdadeira aula sobre acessórios.

As confreiras Monica Meira, Sandra Zottis, Analzira Carneiro, Tháys Ferão (minha convidada) e Eunice Rocha, ouvindo atentamente as considerações....

.... da confreira Isa Pudles, enquanto Ana Teresa Londres fazia as anotações.

Marlene Beck, Sandra Lunedo, Suely Rita faz as considerações sobre o uruguaio Pizzorno Reserva, Ana Tereza e Isa Pudles.

Após a análise dos vinhos, opção de um mignon com legumes grelhados e manga caramelizada...

...... ou o peixe grelhado. Preferi o peixe. Delicioso.


Encerramos a noite com um maravilhoso Justino Madeira- 10 Anos, cortesia da importadora Porto a Porto.

A sobremesa foi um mousse especial de damasco, criação do chef Marcelo Lauer (assim como os pratos) acompanhada pelo mais especial ainda: o Madeira Justino Verdelho - 10 Anos.

A confreira Marlene Beck, recém chegada das férias na Nova Zelândia onde esteve visitando algumas vinícolas, foi a contemplada da noite.


Fotos Marian Guimarães.

Nenhum comentário:

Postar um comentário