domingo, 13 de maio de 2012

Cartagena, quem conhece não esquece

Esqueça as FARCS. Deixe de lado a visão de um país de guerrilheiros e narcotraficantes. Há um país que sonha mostrar ao mundo a sua verdadeira face. Esse país é a Colômbia, no Caribe. Entre suas belas cidades está Cartagena, declarada pela Unesco, em 1984, Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade.

Recentemente visitei Cartagena e fiquei encantada. Uma população alegre e hospitaleira vai conquistando, aos poucos, os visitantes. Pelas ruelas estreitas desse magnífico sítio histórico, cercado por 9 quilômetros de muralhas, uma beleza que fascina. 

Casarões coloniais com varandas de madeira, repletas de vasos de flores, sobressaem acima das calçadas. A maioria dessas casas, com grandes portas e velhas argolas de metal pesado ainda servem como campainha. 
O Castelo de São Felipe de Barajas, no topo de um rochedo impressiona. É uma fortaleza colonial de pedra, considerado a maior obra espanhola de engenharia militar das Américas. Foi erguido no século 17, levou 121 anos para ser construído. Dá para ir até lá caminhando. Você tem a possibilidade de conhecer detalhes da construção militar como uma galeria de túneis estreitos usados no deslocamento de munições, projetados para que a sentinela pudesse ver inimigos sem ser vista por eles. Na boca do túnel, se bater palmas, elas ecoam como tiros. O som se propaga por tudo, como um grande eco. A visita é gratuita. Se preferir, pode contratar um guia.

Parques belíssimos e muito bem cuidados encantam os visitantes. E entre uma caminhada e outra, o gostoso relaxar em um restaurante ou café enquanto se escuta uma canção caribenha.
A tranquilidade da Cidade Amuralhada, locais que serviram de inspiração para Gabriel Garcia Márquez em  seu romance"O Amor Nos Tempos Do Cólera".
No Portal de Los Dulces você vai encontrar muitas palenqueras: mulheres negras, vistosas e sorridentes, com suas roupas coloridas, que levam bacias de frutas na cabeça. Numa estratégia de marketing, elas percorrem as ruas catarolando em alto e bom som as qualidades de seu produto, a salada de frutas. Num pratinho descartável são colocadas fatias de manga, abacaxi, banana, mamão e outras, a critério do freguês. Angelina Cañorte há 30 anos trabalha como palenquera. Mora em Crespo, imediações de Cartagena. Sai de casa às 6 horas da manhã. Quando dá sorte, às 16 horas está voltando. Mas o produto não é dela. Trabalha para uma empresa proprietárias das frutas.
Come-se muito bem em Cartagena. Entre os restaurantes de comida típica o mais badalado é o El Santíssimo (Calle Santíssimo, 8-19). Tem um salão ao ar livre e outro com ar condicionado. Oferece entradas frias e quentes e pratos com nomes sugestivos. Pratos bem apresentados, petiscos saborosos e vinhos bem armazenados, são a receita de sucesso desse restaurante que tem no cardápio, junto ao nome do prato, a sugestão do vinho.Entre as boas opções está o Perdon del Señor. Recomendo.
Simpático também é o restaurante La Bodeguita del Medio (Centro Histórico – Calle Santo Domingo, 3381). Lembra o original, de Havana. Serve comida típica cubana e com preços atrativos. Recomendo o pernil de porco, é de sabor inigualável. Ao som da música cubana, o gerente Haroldo Payares Benitez circula entre as mesas e sempre disposto a um bom papo. Benitez não esconde sua admiração por Fidel e por Hugo Chavez. Portanto, se der corda, a conversa vai longe.
Bati um papo gostoso com Patrícia Anstel (de avental branco). Ela aluga telefones celulares – tanto para chamada local como internacional a cobrar (mas não faz ligações para o Brasil). Cartagena não tem orelhão, o serviço é oferecido as ruas, via celular. Ela mesma faz a ligação e depois passa o telefone para o usuário. Patrícia tem ponto na Calle de Las Carretas e chega a alugar o aparelho para 20 pessoas a cada dia.
Plaza de Bolívar ou Plaza Mayor, uma das principais de Cartagena, dentro da Cidade Amuralhada.
Fotos Marian Guimarães.

Nenhum comentário:

Postar um comentário