domingo, 27 de maio de 2012

Vale a pena recorrer à Amazônia

Paulino da Costa, Ivan Lopes e Lenin Palhano, chefs do Bar do Victor, Terra Madre e C La Vie, respectivamete, resolveram se unir e proporcionar uma noite memorável para os gourmeds curitibanos.
O trio foi responsável pelo jantar “Amazônia – seus peixes, seus sabores”, que aconteceu no simpático e acolhedor restaurante C La Vie. Os talentosos chefs souberam investir na empreitada.
Ao ler o cardápio, impresso no convite, o cliente já começava a imaginar o que teria naquela noite. Do couvert com lascas de surubim defumado à sobremesa de queijo cremoso recheado com bacuri foram deliciosas surpresas, seguida de outra tantas.
De entrada um atraente e saboroso gratin de bacalhau da amazônia com banana da terra e aroma de leite de coco.
Como primeiro prato foi servido o peixe aruanã em crosta de batata com ratotouille ao molho de taperebá. Muito bem feito, assim como os outros pratos que seguiram: tucunaré grelhado sobre musseline de abóbora e farofa de mandioca torrada com jambu, e pirarucu na brasa com mandioca na manteiga, espuma de tucupi e azeite de aviú.
O pirarucu na brasa servido com mandioca na manteiga estava muito saboroso. A espuma tucupi e o azeite de aviú foi um detalhe marcante para o aroma do prato. Excelente. 
Para encerrar, com chave de ouro, degustamos uma sobremesa criada pela patisserie do C La Vie, a competente Harumi Iura. Foi um creme brûlée de milho e uma esfera de queijo cremoso recheada com bacuri. Esta última deve entrar no cardápio. Sobremesa dos "deuses".

Mesmo havendo possibilidade de degustar vários vinhos para harmonização (é que o restaurante C La Vie possui o máquina italiana Enomatic que serve vinho em taça), optei pelo Chablis 2010, do começo ao fim da refeição.Um chardonnay da Borgonha. Acertei. A harmonização foi perfeita com todos do pratos.
A blogueira Marcia Toccafondo e eu, fizemos questão de ter uma foto para a posteridade com os simpáticos chefes Lenin, Paulino e Ivan.
fotos Marian Guimarães.

Nenhum comentário:

Postar um comentário