sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Nova Culinária Paranaense


Apaixonados, ou não, por gastronomia, não podem deixar de ter em sua biblioteca o livro Nova Culinária Paranaense. Para quem gosta de cozinhar é uma "mão na roda”. O livro apresenta receitas de quinze conceituados chefs paranaenses.  Já, àqueles que não gostam de pilotar fogão e não tem jeito com as panelas, o livro traz fotos belíssimas dos pratos. Isto quer dizer que, o livro Nova Culinária Paranaense pode, perfeitamente, servir como objeto de decoração em sua mesa de centro.

A idéia do livro partiu do empresário Pedro Corrêa de Oliveira, diretor da importadora Porto a Porto que, em parceria com o Grupo Canal/com, lançaram ontem, no Palácio Garibaldi, o livro Nova Culinária Paranaense .

Segundo Pedro Corrêa Oliveira, ele e seu grupo sempre teve a intenção de difundir a cultura gastronômica do Paraná. Por esse motivo, no início de 2011, iniciaram as pesquisas para elaboração do livro, viabilizado pela Lei Rouanet, que evidencia as tradições do nosso estado, além de inovar ao apresentar novas interpretações aos pratos típicos paranaenses.

Para Aldo Malucelli, diretor do Grupo Canal/com, o Livro Nova Culinária Paranaense é uma obra diferente do que há atualmente no mercado de livros gastronômicos.  “Não é apenas um livro de receitas. Ele evidencia a cultura popular por trás dos pratos”, afirma. “No recheio do livro, os leitores terão acesso, ainda, a pitadas históricas e dicas dos chefs”,

No livro você encontra receitas e histórias dos chefs: Alexandre Bressanelli, Alexandre Vicki, Beto Madalosso (Forneria Copacabana), Celso Freire, Délio Canabrava (Cantina do Délio), Éder Fernandes, Eva dos Santos (Bistrô do Victor), Geraldo Alves (Restaurante Porto Canoas – Foz do Iguaçu), Jean Paul Decock (Ile de France), Junior Durski (Durski), Luiz Romanus (Armazém Romanus – Morretes), Manu Buffara (Restaurante Manu), Panoka, Rosa Lipski (Restaurante Lipski - Lapa) e Selma Tonatto (Bar do Alemão).

E mais, todos os pratos contemplam harmonização com vinho e com cerveja. Para isso, o livro recorreu a dois especialistas: Flávio Bin, consultor de vinhos e gerente de on trade da importadora Porto a Porto, e Daniel Wolff, sommelier de cervejas, juiz internacional de cervejas e proprietário do mestrecervejeiro.com.

Tem ainda histórias gostosas de gastronomia e vinhos, escritas pelo jornalista Dante Mendonça e pelo enófilo, Guilherme Rodrigues.

Parabéns à jornalista Rafaella Malucelli, responsável pela direção editorial; a Heros Mussi, que não mediu esforços para realizar o trabalho de pesquisa e redação; e ao fotógrafo Rafael Dabul, pelas belíssimas fotos.

 Vale a pena. Recomendo. É uma excelente dica para presentear amigos no Natal.

Foto:Por motivo de trabalho nem todos os chefs puderam comparecer para foto oficial, em frente ao Palácio Garibaldi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário