terça-feira, 27 de novembro de 2012

Confraria Feminina do Vinho


Como ocorre mensalmente no último dia 20 de novembro aconteceu a reunião da nossa Confraria Feminina do Vinho. Fui a responsável pelo encontro realizado no show-room da Expand.Participaram da reunião as confreiras: Marcia Toccafondo, Sandra Lunedo, Sueli Rita, Isa Pudles, Marlene Beck, Sandra Zottis, Ana Teresa Londres, Eunice Rocha e Analzira Carneiro.

 Escolhi para degustação o champagne Les Amis, um assemblage com as uvas Ugni Blanc e Colombard, da região da Provence. De aroma e sabor elegante, boa acidez e equilíbrio. O Les Amis é da vinícola Les Vins Brében, uma empresa familiar criada em 1952, especializada em produzir vinhos em Provence, principalmente espumantes de qualidade premium.
Para os vinhos, optei pelos elaborados 100% com a mesma uva. Começamos com o italiano Tenuta Belguardo Vermentino –safra 2010, da vinícola Mazzei que tem sua história no início do século XI. Bela cor amarelo com reflexos esverdeados. Aroma floral, com evidentes notas minerais, boa complexidade.
 Excelente para harmonizar com saladas, carnes brancas e risoto (ou massas) com vegetais.

Depois foi a vez do francês , Domaine Olivier Leflaive Cuvée Margot –safra 2006, da região da Bourgogne. Elaborado com a uva Pinot Noir, vinho encorpado, boa concentração de sabor, ligeiramente tostado, acidez correta.

Finalizamos com o Neil Ellis Syrah 2008 Vineyard Selection, da África do Sul. Potente, concentrado, aroma delicioso, final longo. Excelente para harmonizar com carnes vermelhas e pratos substanciosos. Foi o que ocorreu.  Tivemos a oportunidade de harmonizar com a premiada paleta de cordeiro da Porcini Trattoria, juntamente com o talharim ao molho reduzido do cordeiro e legumes grelhados.

Mesmo sabendo que algumas confreiras são contrárias à harmonização- vinho e comida-, optei por um encontro harmonizado. Contamos com um jantar elaborado pela Porcini Trattoria que, numa deferência muito especial e gentil do Everton, encaminhou à Expand todos os pratos: couvert, salada, talharim e legumes grelhados, e a maravilhosa paleta de cordeiro. Saboreado e elogiado por todas.
Salada Porcini: um mix de folhas verdes, azeitonas, alcachofra, tomate seco, e muito mais.Deliciosa. Perfeita. Faz parte do cardápio da Porcini Trattoria.Recomendo.
Os legumes grelhados, outra maravilha.
A massa estava perfeita.
O que dizer da paleta de cordeiro... para comer " de joelhos". Desmanchava na boca.

Nosso próximo encontro será no dia 6 de dezembro, para a confraternização de fim de ano.
Fotos MG.

Um comentário: