quinta-feira, 14 de março de 2013

Gastronomia paranaense vai a Londres


O renomado chef curitibano Celso Freire foi o escolhido para apresentar receitas típicas do Paraná a agentes de turismo e jornalistas ingleses, na última terça-feira (12), em Londres (Inglaterra). 

Chamado de “Goal to Brasil”, o evento foi promovido pelo Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur), com o objetivo de aproximar a capital paranaense, uma das sedes da Copa do Mundo da FIFA de 2014, de potenciais turistas.

As receitas apresentadas no evento foram elaboradas com base nos quatro princípios do Gastronomia Responsável, iniciativa criada pela Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza e que alia gastronomia e conservação da natureza. São eles: usar alimentos orgânicos, utilizar integralmente os alimentos, não usar espécies ameaçadas de extinção e usar fornecedores locais.

Os pratos responsáveis que os europeus tiveram a oportunidade de experimentar foram: 
“Palmito com manteiga de cachaça, limão e gengibre”, entrada que encantou os convidados pela delicadeza, sabor e refinamento do prato.
A deliciosa“Quirerinha Lapiana com ragu de crakóvia”; despertou curiosidade. Foi uma grande surpresa. 
O “Barreado” também encantou os convivas, pela sua característica e sabor.
De sobremmesa: “Sagu de vinho com creme inglês” foi o grand finale. Tudo perfeito.

O “Goal to Brasil” é apoiado pela Paraná Turismo e pela Associação Brasil à Mesa, já tendo sido realizado em oito cidades do mundo, cada vez apresentando uma cidade-sede da Copa de 2014.

É bom lembrar que o chef Celso Freire é curador do movimento Gastronomia Responsável, que também tem como embaixadores a chef Gabriela Carvalho, do restaurante curitibano Quintana e o chef Marcelo Amaral, do restaurante Lagundri, também de Curitiba.

 Crédito das fotos  Aline Moreno e divulgação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário