domingo, 17 de março de 2013

Italiano encantador nas Ruínas de São Francisco

Vale a pena conhecer o mais novo restaurante de cozinha italiana de Curitiba. Chama-se Salumeria e abriu suas portas no dia 15 de janeiro, em frente às Ruínas de São Francisco.
O ambiente é simpaticíssimo – rústico, claro e bem iluminado. Focos bem posicionados contribuem para o clima acolhedor dos cinco ambientes: Salão da Praça (foto)
Salão de Vidro (foto),Salão Família, Área externa e Cozinha de Vidro que, juntos, acomodam 64 pessoas.
 Há outras duas áreas distintas para espera, que podem ser reservadas para eventos de até 40 pessoas: Lounge Deck e Bar da Adega.

O cardápio agrada. Reúne pratos da Toscana e Emiglia Romana. Receitas elaboradas e outras mais simples. Entre os antipasti destaque para o Trio de bruschetta: fatias de pão italiano em três versões (tomates, fegatine e porcinni); e  Bacallá Mantecato: creme de bacalhau e azeite tartufo branco.  
Entre os pratos principais está o impecável Risotto di Frutti di Mare, elaborado com arroz negro, camarões, lula, mariscos, mini polvo e queijo parmesão. Uma delícia!
Passatelli com tartufo é uma das especialidades da casa: pasta fresca com salsa de manteiga, queijo Grana Padano e lascas de tartufo bianco. Também provei. Recomendo. Saborosíssimo.
Outra boa pedida é o Risotto de parma e limone  que se junta a outras boas sugestões.
Para quem prefere carne experimente  Porchette:generosa  fatia de leitão desossado e recheado com linguiça fresca, servido com farofa e nozes, e creme de espinafre. Tudo bem feito, com promessa de ficar melhor, passado o período inicial.
Para sobremesa as melhores pedidas incluem a Torta de chocolate com sorvete de tangerina e a Pannacotta com frutas vermelhas.
Na cozinha estão os chefs Marcus Biazzetto e Alex Caputo – ambos contam no currículo com incursões, visitas e contatos com os principais fornecedores italianos de insumos que compõem as delícias do cardápio.

Quem gosta de vinhos tem na casa um porto seguro. Há boa seleção do Novo Mundo e do Velho Mundo, com pendência para os italianos.

Salumeria Ristorante Enogastronomia fica na Rua Jaime Reis, 216. Abre de terça a sábado, das 18h às 24h. – Fotos Gustavo Zielonka e Marian Guimarães.

Um comentário:

  1. Oi Marian,
    Você gostou mesmo?
    Fomos e não gostamos. Realmente o lugar é belíssimo!!! Tudo muito agradável!!! Mas a comida... a comida deixou muito a desejar.
    Beijos,
    Fernanda Garcia

    ResponderExcluir