sábado, 27 de abril de 2013

Leveza e frescor em proezas culinárias

Quando se chega ao Artesanilo Café Bistrô, logo na entrada o olhar atento se fixa na decoração. De maneira saudosa você vai reparando em detalhes que remetem à casa da avó. Charme, aconchego, tranquilidade. O estresse passa longe.
 Localizado em uma casa histórica na movimentada Rua Nilo Peçanha, 1398 - no bairro Bom Retiro, o Artesanilo foi idealizado pelos amigos e chefs de cuisine Leopoldo Castro, Rodrigo Petti e Juliano Sanzovo. O local é ideal para quem quer dar uma pausa na rotina agitada e apreciar boa comida e cafés especiais. 

O Artesanilo Café Bistrô abriu suas portas sem alarde. Vem com uma proposta bem definida: servir cafés e refeições elaboradas de maneira artesanal, em um ambiente que remete ao conforto de um lar. Aposta na alta gastronomia, cafés e pães artesanais e no conceito Slow Food para conquistar o público curitibano.
 
A casa conta com três espaços distintos: a cafeteria, na qual são servidos lanches durante o dia todo; um lounge, com confortáveis poltronas para os que querem relaxar, ler um livro ou até mesmo navegar na internet enquanto apreciam um bom café; e um deck com vista para o jardim e para a horta orgânica, no qual é servido o almoço. A decoração é alegre. Mesas e cadeiras em madeira e cores quentes nas paredes, ajudam a compor o cenário

O Artesanilo alia os encantos da boa mesa a um cardápio à la carte enxuto e versátil com a inspiração ancorada em três elementos: o conceito contemporâneo, o Slow Food e técnicas avançadas das mais tradicionais escolas internacionais - a francesa e italiana e a brasileira, com seus ingredientes, aromas e temperos, conta Leopoldo Castro.
No cardápio estão saladas, carnes, massas e peixes, como o Turbant de Tilápia, coco fresco ralado grelhado peixe grelhado no óleo de coco, acompanha de arroz multigrãos cremoso e ratatouille; ou ainda o ravióli , recheado com camarão ao molho cremoso de queijo Granna Padana e camarões rosa. E o que dizer do levíssimo nhoque ao ragu clássico de mignon e queijo pecorino, servido em um prato no formato de um chapéu. Simplesmente imperdível. A louça, feita exclusivamente para a casa, também encanta.

A cozinha pode ser vista  através da meia parede de vidro. No almoço é comandada pelo chef Juliano Sanzovo, mas à panificação quem coloca a mão na massa é Leopoldo. 

Já o cardápio da cafeteria foi elaborado em parceria com uma especialista em cafés especiais. Ela sugeriu a máquina, os grãos, o layout produtivo e treinou os baristas responsáveis pela extração dos cafés. “Essa é a garantia que o nosso café será sempre tratado com o devido cuidado e respeito”, reforça Leopoldo.

Os cardápios, tanto do bistrô quanto da cafeteria, podem ser acessados nos links 

Fotos João Guilherme Brotto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário