sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Sintonia nas garrafas de Gramona

A importadora Porto a Porto e a ABS/PR (Associação Brasileira de Sommelier), realizou no início da semana uma degustação privilegiada dos vinhos Gramona, vinícola espanhola na região de Barcelona, conhecida por elaborar o Cava, fora da França, com o maior envelhecimento nas borras.

O evento foi conduzido pela competente Linda Diaz, formada em Gastronomia e Administração Hoteleira, bacharel em Turismo pela Universidade de Valência, além de ser sommelier (nível 3), pela Politécnica de Valência, que encantou os presentes, tal a precisão de sua explanação sobre a vinícola.

É bom lembrar que a Gramona elabora Cavas de 4 a 12 anos usando a uva Xarel-lo que é uma uva branca com a maior quantidade de antioxidantes.

Linda acredita profundamente na versatilidade dos vinhos Gramona, mas, principalmente acredita na capacidade de emocionar quem os prove, e foi o que ocorreu.
O primeiro vinho que degustamos foi o Gramona Rosé. De uma cor rosa marcante, apresenta aromas de frutas maduras, mesclado de toques cítricis. Final gostoso. Um espumante de personalidade.

Em seguida foi o Gramona Imperial – aroma agradável lembrando maçã verde. Acidez refrescante e de persistência longa. Foi o meu preferido. Sua cor amarela palha é muito bonita. Elaborado com 50% de uva Xarel-lo, 40% de Macabeo, e 10% de Chardonnay. É daquele vinhos que “desce fácil”.

O terceiro, Gramona Xarel-lo Font Jui elaborado 100% com a uva Xarel-lo, surpreendeu. Vinho fresco, aroma potente, gostoso. Bastante intenso. Final muito agradável

O evento encerrou com chave de ouro. O escolhido foi o cava Gramona III Lustros, elaborado por método champenoise e com uso de rolha durante todo o período de fermentação e envelhecimento. É expansivo na boca. Acidez e maciez de perfeito equilíbrio, persistente e bom corpo. Perlage elegante. Graduaçao alcoólica 12%. Valeu !!!

Fotos Marian Guimarães.

Nenhum comentário:

Postar um comentário