domingo, 15 de setembro de 2013

Vinhos da Villa Francioni no Vindouro

Elaborados a partir de uvas cultivadas em vinhedos próprios, os vinhos da Villa Francioni se destacam pelo rígido controle de qualidade da matéria-prima e pelo uso de tecnologias avançadas. A vinícola, localizada em São Joaquim, Santa Catarina, faz vinhos de excepcional qualidade.

Na última semana, o Restaurante Vindouro recebeu um grupo de formadores de opinião para jantar harmonizado, que contou com a presença de representantes da Villa Francioni. Os vinhos apresentados superaram as expectativas.

O delicado couvert, onde o chutney de manga com sementes de coentro era o grande destaque, foi harmonizado com o espumante Joaquim Brut Rosé. Elaborado com as uvas Syrah, Pinot Noir, Cabernet Franc, Sangiovese, Merlot, Cabernet Sauvignon, Malbec e Petit Verdot, de boa intensidade aromática, apresenta uma bonia cor rosada, com delicadas reflexos de salmão. Com perlage fina e elegante, envolve a boca com o frescor e a leveza típicas do vinho rosé, harmonizados com a cremosidade do espumante. Muito interessante e agradável. Espumante elaborado pelo método Charmat. Tintim à brasileira!
De entrada, Insalata verde com frutas da estação acompanhada pelo VF Rosé. Leve e delicado, com acidez vibrante, foi elaborado com uvas Cabernet Sauvignon, Cabernet Franc, Sangiovese, Syrah, Petit Verdot, Pinot Noir, Merlot e Malbec. Na boca, um delicioso frescor. Vinho bastante equilibrado e envolvente. Teor alcoólico: 13,4 %. Vinho muito elegante.
 
Como primeiro prato degustamos um saboroso Torteloni verde de ricota com molho de tomates, parmesão e basílico, harmonizado com o vinho Joaquim Tinto. Elaborado com uvas Cabernet Sauvignon e Merlot, teve estágio em barrica francesa.Vinho de boa intensidade aromática, bom corpo, equilibrado, harmônico e com boa persistência no final. Combinou muito bem com o prato.
Adorei a paleta de cordeiro com risoto milanês. A paleta desmanchava na boca, o risoto realçava ainda mais o prato, e a harmonização foi perfeita com o VF Tinto que foi decantado. De cor rubi reluzente, na boca este vinho expressa potência e robustez. Possui taninos elegantes. Vinho equilibrado, com bom final e persistência longa e agradável. Teor alcoólico: 13,8 %
O jantar foi encerrado com chave de ouro. Um maravilhoso resultado do jantar harmonizado pelo Vindouro e Villa Francioni. A delicada Torres foi a sobremesa indicada para o final da noite.  Discos de coco recheados com ovos moles e creme de ameixa. Para acompanhar, o vinho não poderia ser outro: VF Licoroso Tinto. Seu teor alcoólico é finamente harmonizado com a acidez tipicamente pronunciada da Cabernet Sauvignon. Vinho de boa persistência e retrogosto marcante. 
A Silvana Fetter, proprietária do Vindouro Vinhos e Bistrô; Almir Godoy, diretor Administrativo e Financeiro da vinícola Villa Francionil; e  Hellen Prestes Antonangelo, Gerente Regional da Villa Francioni.
-Fotos Sérgio Wesley, montagem MG.

Nenhum comentário:

Postar um comentário