quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Mais do que merecido

A discoteca da rádio éParaná foi tombada pelo Conselho Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (Cepha). Com o tombamento, o acervo de 25 mil CDs e discos de vinil da discoteca passa a ser Bem Cultural do Paraná, protegido pela lei estadual 1211/53.

Criada há 60 anos, a discoteca leva o nome do historiador e pesquisador pontagrossense Alceu Schwab. É composta por 14.200 LPs de música clássica e popular, 11.240 CDs e 23 mil músicas digitalizadas, incluídas aquisições próprias e doações de discotecas particulares. 

É o maior acervo de música erudita do Paraná. “É uma das raras coleções públicas do país com essas características”, afirma o diretor artístico da rádio éParaná, Darci do Espírito Santo.

Entre as raridades estão os primeiros discos independentes de música brasileira instrumental (de Antonio Adolfo à Música Popular Brasileira Instrumental), o primeiro disco de Chico Buarque em italiano, Elis Regina cantando boleros e as primeiras produções de Luis Melodia, Tim Maia, Nana Caymi e César Camargo Mariano. Há ainda discos dos principais movimentos da MPB como Jovem Guarda a Tropicália. - fotos divulgação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário