quarta-feira, 9 de outubro de 2013

O sabor da Espanha e Portugal

Vale a pena conhecer o mais novo restaurante da cozinha espanhola e portuguesa em Curitiba. Chama-se Olivença e abriu as portas há um mês no lugar do Forneria Belluna, que depois foi DOP Cucina, na Rua Teixeira Coelho, 255 no Batel.

O ambiente é simpaticíssimo. A iluminação, com focos bem posicionados contribuem para o clima acolhedor do salão que acomoda sessenta e cinco pessoas.

Totalmente inspirado na cozinha ibérica o Olivença é novo restaurante do grupo Vino!. O menu, que traz pratos tradicionais da gastronomia portuguesa e espanhola, é assinado por uma das estrelas da culinária de Portugal, o chef Hélio Loureiro, que esteve em Curitiba em agosto para desenvolver o cardápio e treinar a equipe da nova casa. 
A equipe ficou bem calibrada e vem sendo comandada pelo também chef Gilberto Prado (aqui com Hélio Loureiro)

Segundo Raphael Zanette, proprietário do grupo Vino!, o Olivença lança uma proposta gastronômica inovadora, reproduzindo em Curitiba uma tradição que o coloca entre Espanha e Portugal
A grande estrela do cardápio é o bacalhau. Ao todo, são seis pratos com o peixe proveniente da Noruega, mas que teve seu processo de salga desenvolvido por portugueses e espanhóis e serviu de principal alimento na época das grandes navegações, segundo Loureiro.

Dentre as receitas que integram o cardápio do novo restaurante estão o Bacalhau a Lagareiro, prato típico das regiões de extração de azeite, como a Beira, em Portugal. Nele, o peixe é servido com batatas, tomate, cebola, azeitonas pretas e regado com azeite extra virgem. Outro destaque são as Pataniscas de Bacalhau, tapas (ou petiscos) feitos com iscas fritas do peixe.
 As sardinhas (foto) também têm lugar especial no cardápio do Olivença, servidas de formas variadas de acordo com a cultura portuguesa.
As carnes também têm espaço de destaque no cardápio da casa. Dentre eles, estão desde o Bife Domingos Rodrigues, que tem seu primeiro registro em 1683, até bifes tradicionais descritos na literatura portuguesa, como o Bife de Cebolada (foto- bife acebolado referido por Eça de Queirós em vários de seus romances) e o Bife Marrare, descrito por Almeida Garret, outro importante romancista português.
Outro grande destaque é o arroz, importante componente da cozinha de Portugal e Espanha. Diferente do risoto, preparado com nata, manteiga e queijo, o arroz ibérico tem uma forma de cocção característico e é o componente principal de muitos pratos típicos – a paella espanhola, por exemplo. No Olivença, integram o cardápio os tradicionais Arroz de Pato (foto), Arroz de Polvo e Arroz de Marisco, além, é claro, da Paella.
Vale ressaltar, na ambientação, o grande balcão no qual os clientes podem pedir pratos ou apenas degustar as tapas servidas na nova casa.

Na carta de vinhos as fartas referências ao mundo de baco se explicam: um dos proprietáriis da casa é Rafael Zanette, da Vino!. Sendo assim, quem gosta de vinhos tem na casa um porto seguro. Há boa seleção de Novo Mundo e do Velho Mundo, com pendência para os portugueses e espanhóis.

DICA: no Olivença tudo é bem-feito, com promessa de ficar melhor, passado o período inicial. A contar pelo movimento, tudo indica que o Olivença veio para ficar.

 O Olivença fica na Rua Teixeira Coelho, 255 – Batel. Abre de terça a sexta, das 18h à meia-noite; sábado, das 12h à meia-noite; domingo, das 12h às 16h. Reservas: (41) 3016-9988 - fotos Naideron Jr.

Um comentário:

  1. Fui, achei o lugar lindo, o atendimento atencioso, mas acho que a comida precisa melhorar.

    ResponderExcluir