quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Fiéis no copo

Newton Johnson, 2011; Elderton, 2010, Christina Astrales, 2009 e o espumante Don Giovanni Brut - Ouro, foram os vinhos que marcaram a primeira reunião - janeiro/2014- da Confraria Feminina do Vinho de Curitiba.

Com vinhos dessa grandeza este - que é o primeiro grupo de mulheres degustadoras de vinhos em Curitiba-, entra em seu nono ano de atividades.

As reuniões ocorrem regularmente na terceira terça-feira do mês. Sem distinção ou preconceitos, degustamos nestes oito anos cerca de, aproximadamente, 300 rótulos de vinícolas de todo o planeta. A cada reunião degustamos de três a quatro rótulos.

Analisamos aspecto, qualidade, persistência, limpidez, intensidade, com fichas técnicas, dando origem a relatórios para consolidar a pontuação e as observações do grupo. 

A cada encontro é escolhido um tema e uma confreira fica como responsável. O primeiro, deste ano, a responsável foi Marlene Eunice Beck com “Tributo ao Vinho”. A apresentação foi uma agradável surpresa.

 Iniciamos a degustação com o vinho Newton Johnson- safra 2011 – África do Sul. Elaborado 100% com a uva Chardonnay e com teor alcoólico 13%. Um vinho leve, gostoso, acidez equilibrada, impressiona no paladar.

O segundo foi o australiano Elderton - safra 2010. Elaborado 100% com a uva Shiraz, teve 14 meses em barrica americana, 14,5% de teor alcoólico. De cor escura e densa, aroma herbáceo e de frutas vermelhas, com toques de especiarias. Até gengibre eu senti. Bem estruturado, taninos macios.

 
Encerramos com o espumante Don Giovanni Brut – Ouro, para brindar nossa presidente de honra, a enóloga Sandra Zottis, aniversariante do mês.


O próximo encontro- 18 de fevereiro-, é comigo.
A confreira Célia Gimenez confere sua pontuação, Maria o Carmo e Monica Meira ouvem com atenção a análise de uma das companheiras.
Sueli Rita, Analzira e Ana Tereza.
Sandra Zottis e Marlene Beck, brindando o sucesso do encontro. Fotos Marian Guimarães.

Nenhum comentário:

Postar um comentário