segunda-feira, 25 de agosto de 2014

Obras do século 17 em concerto gratuito

Simplesmente imperdível o espetáculo que vai ocorrer no próximo dia 5 de setembro, na sala de concertos do Paço da Liberdade, às 20 horas, e com entrada gratuita.

"As primeiras virtuoses da história da música" é dirigido pela pesquisadora Silvana Scarinci, coordenadora do LAMUSA (Laboratório de Música Antiga da UFPR), com apresentações em Porto Alegre (28 de agosto), Curitiba (5 de setembro), Blumenau (27 de setembro) e São Paulo (data a definir).

Sobem ao palco, além da própria Silvana, que é teorbista (instrumento da família do alaúde), o cravista Marcos Holler, a soprano Márcia Kaiser e a soprano francesa Dominique Moaty, especialista em música barroca e professora do Pòle Supérieure 93 e na Maîtrise de Radio France, em Paris.

“O programa traz uma amostra do repertório das primeiras cantoras da história da música, que surgiram na Itália, no começo do século XVII”, conta Silvana Scarinci, gaúcha, radicada em Curitiba, que tem se dedicado à pesquisa da música antiga, mas também a uma verdadeira cruzada para tornar mais acessível o gênero a estudantes da rede pública. 

O trabalho chamou a atenção de uma das principais premiações da América Latina e Silvana é uma das três finalistas na categoria Cultura do Prêmio Cláudia 2014 (premioclaudia.com.br).
 Quem é
Silvana Scarinci estuda a música do século XVII, principalmente a música italiana sob perspectivas interdisciplinares com ênfase em literatura, gênero e a tradição clássica. Publicou o livro e CD Safo Novella: uma poética do abandono nos lamentos de Barbara Strozzi (Veneza, 1619 – 1677) (EDUSP e ALGOL editoras, 2008). 

Tem publicado e apresentado sua pesquisa com frequência no Brasil e no exterior. É convidada como teorbista para as principais produções e festivais de música antiga no Brasil e América do Norte; tocou ao lado de renomados músicos como Marília Vargas, Paulo Mestre, Juan Manuel Quintana, Luís Otávio Santos, Dominique Moaty, Lívia Nestrovski, Fred Ferreira nas principais salas de concerto e ópera do país, sob a direção de Martin Gester, Nicolau de Figueiredo, Marcelo Fagerlande, Júlio Moretzhon, entre outros. 

É responsável pela interpretação de obras raras: em 2010 Silvana dirigiu a ópera La Didone de Francesco Cavalli e em 2011, Didon, de Henry Desmarest, em 2013, Orfeo dolente, de Domenico Belli e A bela e fiel Ariadne, de Johann Georg Conradi. 

É mãe de Lívia e Sofia e seu principal veículo é a bicicleta. É uma das 3 finalistas da Categoria Cultura do Prêmio Claudia 2014 (http://premioclaudia.com.br/votacao/)
Foto divulgação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário