segunda-feira, 15 de setembro de 2014

Aprendiz de cozinheira

Será que quem nunca teve o fogão como "seu amigo" consegue enfrentar um desafio e participar de um concurso de culinária e produzir um cardápio com couvert, entrada e prato principal.

Com mais sete jornalistas e blogueiras, topei a empreitada de participar do Game Show Paganini e Espaço Gourmet, na última sexta-feira 12 de setembro.

O evento ocorreu no Espaço Gourmet. Um dos diretores da escola, o chef Rodrigo do Prado, fez o sorteio das duplas. Meu parceiro foi o jornalista Ruy Barrozo e tivemos como "anjos da guarda" os alunos do curso de Master Chef, Henrique e Michele.

Cada equipe tinha um cardápio. O nosso:  Envolitine de abobrinha e tomate seco, nozes e azeite de limão e salsa; Bruschetta de coração de alcachofra fatiado e crema de aceto balsâmico de frutas do bosque; e Pennine com molho picante e tiras de mignon. Todos com a devida receita, utilizando os produtos Paganini.  Tínhamos a liberdade de acrescentar outros ingredientes.

Colocamos a "mão na massa". Os chefs Michele e Henrique orientaram que deveríamos fazer o " mise en place", ou seja, juntar todos os ingredientes na bancada, de acordo com as receitas. Cortar cebola, ralar queijo, cortar salsinha, limpar a carne e por aí afora.

Um pouco tensa fui desenvolvendo as atividades. Enquanto isso, o chef Rodrigo ia acelerando nossa adrenalina, lembrando o tempo que faltava para a conclusão dos pratos. Nunca vi 1h. (tempo que foi destinado para a execução dos pratos) passar tão depressa. Mas todas as equipes cumpriram o tempo estabelecido.

Prontos, os pratos foram colocados numa bancada para que os jurados provassem e avaliassem. O corpo do juri foi composto por Camila Podolak, diretora de Marketing da Porto a Porto; Alexandre Yamauchi, da Paganini; os chef Diogo do Prado e o Rodrigo do Prado, do Espaço Gourmet. 
Envolitine de abobrinha e tomate seco, nozes e azeite de limão e salsa, acrescentamos presunto Parma e  fizemos uma cama de migalhas de pão torrado com salsinha.
Bruschetta de coração de alcachofra fatiado, tomate, e crema de aceto balsâmico de frutas do bosque, ficou maravilhosa. Demos uma rápida tostada no pão, carregamos na alcachofra e no azeite, humm....
Pennine com molho picante e tiras de mignon. Quando experimentei o molho, não gostei. Parecia molho de cachorro-quente (só faltava a salsicha). E as perguntas: o que falta, o que falta. Acrescentamos mais Salsa Picante da Paganini e pimenta Dedo de Moça, bem picadinha. Resultado, ficou o máximo. Batizamos de Molho Setembro Rosa (ou Rosée, se preferir).

Após avaliação, veio a grande expectativa. Eu havia provados nossos pratos e os considerei excelentes. Mas, também provei os de outros companheiros e, reconheço, alguns eram tão bons quanto os nossos.  
Resultado final: nossa equipe foi a vencedora. Tivemos o couvert e a entrada, empatados com outras equipes. Mas nosso Pennine com o molho que criamos, o Setembro Rosa, foi um sucesso.
Saí feliz da vida. Consegui grelhar abobrinha; aprendi deixar a salsinha bem sequinha após cortá-la (moagem é como se fala); criamos o molho "Setembro Rosa"; aprendi a usar a pimenta Dedo-de-Moça e, mais ainda, os maravilhosos produtos da Paganini que ganhamos como premio. Valeu. Sou até capaz de participar de outro!
A galera participante.
Fotos Marina Cotovics e Marian Guimarães.

Nenhum comentário:

Postar um comentário