quarta-feira, 24 de setembro de 2014

Ano Novo Judaico

Hoje, 24 de setembro, quando o sol se pôr e aparecer a primeira estrela no céu, cerca de 120 mil judeus de todo o pais vão iniciar as comemorações de duas das datas mais significativas e importantes do calendário judaico: o Rosh Hashaná (Ano Novo Judaico ) e o Iom Kipur ( Dia do Perdão). Para eles é a chegada do ano 5775.

Durante este perído, comemora-se a criação do homem e todos são convidados a refletir sobre seus relacionamentos com os demais seres humanos, questionando tudo o que foi feito de errado e como pode ser corrigido.
O rabino Pablo Berman explica que nas sinagogas as orações incluem o toque do Shofar, instrumento feito de chifre de carneiro e que avisa da chegada dos “Dez dias de Arrependimento”, que começam com o Rosh Hashaná e culminam com o Iom Kipur que inicia ao anoitecer de 03 de outubro.
 Charles London, presidente da Kehilá do Paraná (Comunidade Israelita do Paraná), fala sobre o Iom Kipur que é considerada a data mais sagrada do calendário judaico, em que se faz jejum para atingir uma introspecção completa e se pede o perdão pelos pecados cometidos.
Fotos Marian Guimarães

Nenhum comentário:

Postar um comentário