domingo, 21 de setembro de 2014

Encontro com vinícolas chilenas

Santiago do Chile é uma daquelas cidades que você sempre quer voltar. Em cada volta encontra-se algo que passou despercebido. 

Quando recebi o convite da importadora Porto a Porto para conhecer a vinícola Santa Carolina e a Viña Casablanca - holding Carolina Wine Brands um dos principais grupos vitivinícolas do Chile e que exporta para mais de 80 países, e figura como uma das líderes entre os produtores do Novo Mundo-, fiquei numa grande expectativa.

Éramos onze mulheres, entre jornalistas, blogueiras, colunistas sob o comando da diretora de marketing da Porto a Porto, Camila Podolak. A hospedagem foi no bonito Radisson Petra, localizado na Rua Comandante Malbec, 12851, aos pés da Cordilheira dos Andes.
 
No confortável e belíssimo aposento, encontramos a delicadeza de “mimos” como molekine, caneta, pendrive em formato de garrafa de vinho com todas as informações do empreendimento e, ele, um Santa Carolina Cabernet Sauvignon- Reserva Família. Para completar, um delicado “regalo” feito por mãos da terra, ou seja, um belo quadro artesanal. Tudo oferecido por nossos anfitriões.
Nossa primeira visita foi à Viña Casablanca ciceroneadas pelo enólogo Juan Francisco e por Julio Perez Del Rio (foto), Diretor de Exportação da Santa Carolina. 

Depois de uma explanação sobre o clima frio e o solo granítico da região, fazendo com as uvas amadureçam lentamente e tornando-as mais aromáticas e com mineralidade especial fomos conhecer o processo de elaboração dos vinhos, maturação, fermentação.





Tonéis e mais tonéis, todos com especificações. Tive até vontade de abrir um deles.




Depois seguimos para o local onde seria a degustação.Iniciamos com o Nimbus - Gewürztraminer /2013. Vinho jovem, gostoso, muito leve, com aroma de frutas cítricas e também floral. Na boca, refrescante e delicado. Final agradável. Excelente para beber num bate papo gostoso. Promete muito no verão.



Em seguida apreciamos o delicioso Chardonnay/2012, com bela cor amarelada, deixando uma sensação delicada na boca. Depois foi a vez do Sauvignon Blanc e mais uma agradável surpresa. O aroma ganha intensidade no copo.

Degustamos também um Pinot Noir/2011. Vinho elegante e equilibrado. Uma cor muito bonita, bem representativa do Pinot Noir. De colheita manual. Acidez correta e boa concentração de sabor. Apresenta um final longo na boca.



Encerramos com o Neblus Syrah, que alcançou a unanimidade entre nós. Com uma cor rubi intensa e delicados aromas de frutas vermelhas. Álcool muito bem integrado. Adorei. No momento pensei, inclusive, a delícia que seria ele harmonizado com um leitãozinho à puruca. Vou testar !!

Almoçamos em Valparaíso no Restaurante Portofino. Um luxo. Primeiro, um brinde com Pisco e em seguida um Chardonnay Santa Carolina, ambos saboreados com petiscos tradicionais do Chile, entre eles o Loco, um molusco redondo, apetitoso, eu não conhecia. Esse molusco só é encontrado na costa chilena e peruana. Muito bom. 
O almoço foi excelente, pratos muito saborosos e todos com a "marca" chilena. Agadecemos aqui a paciência de Julio Perez que durante almoço ele e o maître tentavam explicar sobre os pratos. Mas cá entre nós, ninguém escutava nada. Era um ti-ti-ti incontrolável. Todas ávidas em tirar fotos dos pratos e postar de imediato. Afinal...eram onze mulheres.

Terminamos à noite no restaurante El Mestizo, um dos mais novos de Santiago. Lugar encantador. Aqui fomos ciceroneadas por Martin Barros, também da área de exportação da Santa Carolina para América Latina.



No dia seguinte o destino foi Valle Nevado, coalhado de brasileiros. Ninguém do grupo se habilitou a esquiar. Mas valeu a visita.


Nosso roteiro continuou no dia seguinte. A expectativa era grande porque, volta e meia, Julio Perez nos falava que teríamos uma bela surpresa. Verdade. A surpresa superou as expectativas. Mas isto terá um capítulo à parte.
.Até mais. Me aguardem!!!!
Fotos Marian Guimarães.

Nenhum comentário:

Postar um comentário