sábado, 7 de março de 2015

Lisboa Gastronomia no podium do paladar

O tradicional galo de Barcelos, no alto da fachada do imóvel, dá as boas-vindas à clientela que vai encontrar, ali, uma comida boa, no melhor estilo da terra de Cabral, feita por um cozinheiro cearense: Manoel Pedro. A referência é para o restaurante Lisboa Gastronomia, instalado na Alameda Princesa Isabel, 420. Com capacidade para 45 pessoas é uma verdadeira tasca lisboeta. Local muito acolhedor, numa ruela prá lá de simpática.

O cardápio traz sugestões de bacalhau das várias regiões de Portugal. 
Mas também oferece grelhados, peixes, risotos e pratos de inspiração brasileira, como o Camarão à Baiana, servido numa cumbuca de coco. Chega até a mesa acompanhado do arroz branco com frutas secas e amêndoas, farofa crocante e molho agridoce apimentado, combinação perfeita para o delicioso camarão em molho cremoso temperado com manjericão de limão, colhido na própria horta do restaurante. É um dos meus preferidos. 
Assim como a Truta a la Serra da Estrela: filé de truta com pinhão, salteada no azeite com alcaparras, servida com risoto de laranja e damasco, que já está entre os pratos mais solicitados.
Se a opção é para bacalhau, experimente o que leva o nome Alentejano: posta grelhada em azeite de oliva de baixa acidez. Servido com vários legumes, acompanha arroz branco. Serve a duas pessoas. Aliás, a maioria dos pratos  são fartos.
Como entrada, se delicie com a salada Lisboeta elaborada com grão de bico, bacalhau desfiado, azeitonas, alcaparras e salsinha ou, ainda,com a exclusividade da casa: Siri na Manga (foto). É a carne de siri condimentada, servida numa generosa fatia de manga assada. A apresentação pode no ser das mais bonitas, mas o sabor é simplesmente inigualável.
Entre os petiscos uma boa pedida é o carpaccio de mignon aos moldes do século 19. O carne não vem em fatias. É macetada. Dá a impressão de pequenas rosas. Servido com o queijo parmesão, molho pesto e torradas, leva o nome de Carpaccio Veneziano. E não esqueça do bolinho de bacalhau.

Na parte de doces estão delícias como os pastéis de Santa Clara, de Belém e de Coimbra, bem como o Petit Gâteau diet e sem glúten, Creme Papaia e Merengue de Frutas Vermelhas ou Crème Brûlée, que é flambado na frente do cliente.

No quesito vinhos, a carta apresenta boas sugestões e com preços competitivos. Mas se o cliente quiser levar seu vinho não há restrição, a casa não cobra a rolha. Entre as bebidas também estão destilados, drinques e sucos.
Serviço: Lisboa Gastronomia– Alameda Princesa Isabel, 420. Abre de terça-feira a sábado, para jantar; domingo somente almoço. Reservas fone (41) 3078-7117.
Fotos Geara e MG.

Nenhum comentário:

Postar um comentário