segunda-feira, 17 de agosto de 2015

Os sabores da Toscana

O Salumeria Ristorante, em frente às Ruínas de São Francisco, é um desses restaurantes de Curitiba comprovados como bons e bonitos. Aberto há pouco mais de dois anos, o Salumeria é um dos únicos a ostentar o selo “Marchio Ospitalità Italiana”, concedido a estabelecimentos que seguem os métodos de preparo dos pratos e atendimento típicos do “País da Bota”.
O ambiente é simpaticíssimo – rústico, claro e bem iluminado. Focos bem posicionados contribuem para o clima acolhedor dos cinco ambientes: Salão da Praça, Salão Família, Salão de Vidro, Área externa e Cozinha de Vidro, que acomodam 64 pessoas. Há outras duas áreas distintas para espera, que podem ser reservadas para eventos de até 40 pessoas: Lounge Deck e Bar da Adega.


O cardápio agrada. Dos antepastos aos pratos principais, tudo preparado com base em conceitos atuais e inspirados na autêntica gastronomia da Toscana. Na cozinha está o chef Marcus Biazzetto que também é um dos proprietários da casa.
Há algum tempo o chef Biazzetto colocou almoço executivo na casa. Deu certo. É o Almoço Executivo Toscano servido de terça a sexta por R$ 35,00. Inclui salada verde com redução de aceto balsâmico, um prato principal e a sobremesa “Romeu e Julieta”, feita com creme de goiabada e sorvete de mascarpone. De prato principal opções como o “Spaghetti Mare e Monti”, feito com bacon e camarão ao molho sugo (foto); a tradicional “Polenta com Ragu de Ossobuco” e o “Tonno Del Chianti”, um prime rib suíno servido com batatas rústicas e mostarda de Cremona (feita com maçã, kiwi, abacaxi, uva passa, mel e mostarda Dijon).

No jantar, o cardápio traz inúmeras sugestões como "Carret di Maiale", um pedaço generoso de carne de porco, que chega à mesa acompanhado de um purê de feijão branco, molho demi-glace e especiarias; o"Baccalà Confit" (posta de bacalhau cozida lentamente no azeite de oliva e servida com batatas, azeitonas e queijo pecorino Romano em cubos); "Mignon involto in Lardo di Collonato" (servido com spaghetti e rúcula - foto),  entre outros.



De sobremesa, destaque para a "Dolci di Mascarpone", feito com morangos, vinho Marsala, aceto balsâmico, farofa de pistache e creme mascarpone e o "Cioccolato i Limone", um mini pão-de-ló servido em camadas, recheado com ganache de limão siciliano e mousse de chocolate meio amargo.

Quem gosta de vinhos tem na casa um porto seguro. Há boa seleção do Novo Mundo e do Velho Mundo, com pendência para os italianos. A casa possui uma adega incrustada em paredes de pedra com mais de 300 rótulos da bebida. Cervejas gourmet, drinques,sucos diferenciados, também fazem parte da carta.
Serviço: Salumeria Ristorante fica na Av. Jaime Reis, 216. Almoço executivo de terça a sexta, do meio-dia às 14h30. No sábado, a casa abre para almoço com o cardápio tradicional, também servido de terça a sábado, a partir das 19 hs.Reservas: (41) 3049-5501. - Fotos divulgação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário