quinta-feira, 5 de novembro de 2015

Encontro com a enóloga Filipa Pato

Recentemente a enóloga portuguesa Filipa Pato e a Importadora Porto a Porto receberam grupo de convidados para um agradável jantar no Restaurante Nomade, do Hotel Nomaa. Acompanhada do marido, o sommelier William Wouters, com quem possui a empresa “Vinhos Doidos”, Filipa Pato conversou com todos os convidados para falar sobre a filosofia e o conceito de seus produtos. 

Mais uma vez tive a felicidade de provar os bons vinhos de Filipa. Vinhos que tem personalidade, que tem um bilhete de identidade dessa enóloga, uma das mais renomadas da atualidade. Filipa elabora vinhos com refinamento e elegância que conquistaram o consumidor internacional. 

Filha primogênita de Luís Pato, o vitivinicultor português que mostrou ao mundo o potencial da região da Bairrada e da uva Baga, ela lidera o projeto Vinhos Autênticos, Sem  Maquiagem que parte de alguns conceitos como mínima intervenção nos vinhedos e valorização da autenticidade, ou seja, vinhos que revelem a expressão do terroir onde são feitos. Sempre com ideias vanguardistas e adepta a experimentações, Filipa Pato é também responsável pela evolução primorosa dos vinhos portugueses que aconteceu nas últimas décadas. Abaixo os vinhos degustados.
Como entrada, um delicioso creme de mandioquinha com moquequinha de camarão rosa foi harmonizado com o espumante Filipa Pato 3B. Os “bs” vêm das uvas Bical e Baga e da inicial da região de Bairrada. É um espumante elaborado pelo Método Tradicional (com a segunda fermentação em garrafa). As uvas são colhidas manualmente e o mosto fermenta com leveduras indígenas em toneis de 650 litros e cubas de inox.
O primeiro prato foi um saboroso a Pirarucu com palmito pupunha. O vinho escolhido foi o Nossa Calcálrio Branco, elaborado com a uva Bical de um único vinhedo localizado em Óis do Bairro, aldeia reconhecida desde o século XIX pela elevada capacidade de criar vinhos brancos, na região da Bairrada. Assinado por Filipa Pato e seu marido, o sommelier William Wouters, é produzido a partir de vinhas velhas, com média de 25 anos, passa por fermentação em barrica de carvalho francês de 500 litros. Harmonização perfeita.

Segundo prato: Carré de leitão caipira ao molho de rapadura com couve flor em quatro texturas. Para este prato dois vinhos foram servidos: o FP Bical e Arinto branco, e o FP Baga, ambos excelentes. Mas para meu perfil preferi o FP Baga um tinto elaborado na Bairrada com a uva Baga de vinhas com idade entre 15 e 80 anos, classificado como IGP Beira Atlântico. Fermenta em cubas e lagares e estagia em cubas de inox durante 6 meses. A proximidade com o mar confere aos vinhos aroma intenso e acidez equilibrada.

Outros convidados preferiram o FP Bical e Arinto,vinho branco elaborado na Bairrada com as uvas Bical e Arinto, classificado como IGP Beira Atlântico. Depois de passar por uma leve prensagem, o mosto fermenta 80% em tanque e 20% em toneis usados de carvalho francês. Aroma perfeito, equilibrado, muito bom, mas fui com o tinto.
 Como terceiro prato: Entrecot de angus ao molho de cogumelos e gnohchi de batatas, harmonizado com o vinho, elaborado com a uva Baga e classificado como DOC Bairrada, é produzido a partir de técnicas ancestrais de vinificação com mínimo de intervenção. É assinado por Filipa Pato e seu marido, o sommelier William Walters. O trabalho de viticultura é manual, mantendo a vegetação natural sem recurso de herbicidas. Com uma pequena percentagem de uva inteira (cerca de 10%), a vinificação da Baga é feita em lagar de carvalho inspirado no tempo dos romanos. O vinho repousa por 18 meses em pipas de 500 litros de carvalho francês (80% usadas e 20% novas).
Encerramos com um bolo de mel, tuile crocante e doce de leite, com o Madeira Justino 10 anos.Tudo perfeito.
Flavio Bin (importadora Porto a Porto),Filipa Pato, Carolina Nacli (diretora do Hotel Nomaa), e William Wouters.
Camila Podolak (marketing da importadora Porto a Porto), Filipa Pato, e chef Délio Canabrava.
Guilherme Rodrigues, Filipa Pato e Pedro Côrrea Oliveira (diretor executivo da Porto a Porto).
Wiliam Wouters, chef Dudu Sperandio, Filipa Pato e Fernando Côrrea Oliveira (diretor da Porto a Porto).
Camila Podolak, Filipa Pato, empresário Chico Urban e William Wouters.
Os vinhos degustados na memorável noite. Tudo perfeito.
 Crédito fotos Carlos Poly 

Nenhum comentário:

Postar um comentário