sábado, 21 de novembro de 2015

La Scuderia, um espaço cheio de sabores

 As impressões em fração de segundo são muito importantes. Meus olhos de imediato focalizaram o bonito visual da capa do cardápio do La Scuderia. Depois, conferi o cardápio em si. Nada extenso. Sucinto. Ótimas sugestões.

Embora as sugestões possam ser bem conhecidas para quem aprecia a culinária italiana, ele surpreende. No comando das panelas estão os chefs: Ivan Lopes e Armando Fuoco. No salão, uma equipe simpática e atenciosa.


O chef Ivan sugeriu um menu degustação. O sommellier,Cesar Simbala, indicou o prosecco Cantina Trevigiana – DOC. Treviso. Assim, desde o início, sabia como o jantar iria terminar: simplesmente impecável.


Para começar, como entrada, Prosciutto crudo com mozzarella di bufala, simples e saborosa.





Depois, o Sautè di Cozze chegou à mesa exalando o frescor dos mariscos preparado ao vinho, com tomate e cebola. Não faltou o vasilhame para que você lavasse os dedos. Serviço perfeito.
Como primeiro prato: Risotto al funghi e profumo di tartufo, ou seja, elaborado com arroz arbório, funghi e perfume de trufas. Temperatura certa, cozimento correto, delicado. Servido em bonita louça branca, deixando na boca “gostinho de quero mais”. 
Posteriormente, Filetto di Black Cod al limone, um delicioso filé de bacalhau fresco ao limão siciliano, servido com "espaguete" de verduras refogada e batata.Uma deliciosa criatividade, temperada com cuidado. Um prato que, na prática, celebra o verão.
 
Em seguida, Porchetta alla Romana – leitão desossado guarnecido com legumes cozidos ao molho aromático. Um prato que poderia descrever como sutilmente explosivo em sabores e texturas. Excelente.
De sobremesa, Tiramissu. A responsável por tamanha delícia é Priscila Bertholdo Petruzziello, da Petit Pop. O tradicional doce italiano foi preparado com biscoitos savoiardi, café e queijo marcarpone, polvilhado com chocolate amargo. Adorei.

Tudo que provei no La Scuderia se revela por ter forte sensação de autenticidade. Ou seja, os sabores são intensos e totalmente desenvolvidos. A cozinha parece deixar os ingredientes falarem por si.

A carta de vinhos não é extensa. Não tem problema, leve o seu. Não é cobrada a rolha. O Coperto (aquela cesta de pães, com torradas, etc, que muitas vezes o garçom leva à mesa sem você pedir, mas depois vem na conta) é cortesia da casa.

Já, os ambientes rústicos e elegantes, são um atrativo à parte. Na decoração objetos que remetem, principalmente, ao automobilismo. Mesas bem posicionadas, capacidade para 60 pessoas. Se possível, escolha uma das mesas ao lado das janelas com visão para as Ruínas de São Francisco. Uma paisagem bucólica, e muito bonita.

La Scuderia fica na Rua Jaime Reis, 216. Abre de segunda a sábado para jantar, das 19h às 23h30. Fotos Marian Guimarães.

Nenhum comentário:

Postar um comentário