terça-feira, 27 de setembro de 2016

Turismo enogastronômico

 No Paraná o turismo enogastronômico está em expansão. Aqui, ainda se trata de uma novidade, embora muitos brasileiros já o pratiquem há bastante tempo. Que tal fazer um passeio diferente num fim de semana que reúna natureza, gastronomia e cultura, conhecendo como se faz o vinho.
A Vinícola Araucária de São José dos Pinhais, distante 40km de Curitiba, é uma boa pedida.  Aos pés da Serra do Mar, ela cultiva seis variedades de uvas francesas e italianas, a partir das quais elabora espumantes e vinhos finos, como os espumantes Poty brut e Poty demi sec, o vinho branco Angustifólia Chardonnay, e os tintos Angustifólia Cabernet Sauvignon, Angustifólia Merlot e Gralha Azul Merlot.


O visitante, além de fazer um passeio diferenciado conhecendo processo de vinificação em visita guiada por enólogo, que ocorre aos sábados e domingos - sábado e domingo às 9h, 10h30, 13h e 14h30-, e adquirir os vinhos direto do produtor ao consumidor .






Ainda a oportunidade de conhecer o bonito espaço do Gralha Azul Restaurante Campestre, aberto para almoço aos sábados, domingos e feriados, e que no verão também estará aberto para jantar às sextas e sábados.

A cozinha oferece culinária amparada pelo frescor dos ingredientes, executada pelo competente chef Luiz Moura. 
O cardápioalia requinte a detalhes regionais revelando novos e surpreendentes conceitos da boa gastronomia, como o delicioso Pato da Estância – coxa e sobrecoxa de pato confitada, recheada com damascos, servida com torta de batata e molho de redução do Angustifólia tinto com amoras negras. Custa R$ 69,00. Simplesmente divino.
Outra sugestão é o Ancho Casa Branca – ancho servido com arroz com pinhão, linguiça Blumenau, batatas rústicas e molho bourguignon ou pimentas verdes – R$ 69,00. Mas tem outras boas pedidas.
De sobremesa experimente a Torta de queijo colonial, servida com calda de amora. Imperdível.

O cardápio também traz duas sugestões para crianças: Bambino – mini polpetones recheados com mussarela e servido com massa ao sugo; e Brasileirinho– filé de frango grelhado com arroz, feijão, batata frita e salada.


Para os nomes do vinhos a explicação: 




Os espumantes Poty, a homenagem ao renomado artista plástico paranaense Poty Lazzarotto. 




Já os tintos e o branco da linha Angustifólia marcam a árvore símbolo do Paraná, a Araucária angustifólia. 






Os vinhos da linha Gralha Azul lembram a ave símbolo do Paraná, pássaro considerado como o principal disseminador da araucária.

A Vinícola Araucária fica na Estrada Malhada/Santinho, 461 Abre diariamente das 9 às 16 hs; sábado e domingo tem visita guiada com enólogo às 9h, 10h30, 13h e 14h30. Restaurante aberto para almoço sábado, domingo e feriados.

Fotos Marian Guimarães

Nenhum comentário:

Postar um comentário