segunda-feira, 28 de novembro de 2016

Degustação de vinhos em casa

Tem coisa melhor do que reunir os amigos em casa para conversar e experimentar vinhos? Isso mesmo. Com essa ideia em mente a jornalista e sommelière Melissa Crocetti resolveu criar o curso Do Vinho Pro Mundo, em Curitiba. 

A proposta é promover uma degustação diferenciada: parte-se da experimentação para a geografia e as características do local onde o vinho produzido. Da prática para a teoria. As questões fundamentais da história e da cultura do vinho são abordadas em aulas independentes: não há módulos, nem sequência fixa. São eles, os vinhos, que guiam os encontros. 

E o melhor: ela​, a Melissa,​ e os vinhos vão até a sua casa promover a degustação. Basta ter um número mínimo de cinco pessoas. Viva!!!

“O universo dos vinhos é muito amplo e eu queria montar aulas que partissem do vinho que experimentamos para a explicação teórica”, diz. “Claro que existe uma introdução sobre como é feita a bebida e a sua longa​ história, mas não queria falar da França inteira e só apresentar um vinho de Bordeaux, por exemplo, sendo que a produção francesa é muito diversificada e rende dezenas de aulas”. 

Se os vinhos são Primitivo de Manduria, ela fala sobre o sul da Itália; se são de Pinot Noir, fala-se da Borgonha, na França, ou então de Casablanca, no Chile; se é Filipa Pato, vamos falar da Bairrada, em Portugal. E assim por diante. Os rótulos degustados serão do Novo Mundo e do Velho Mundo e há a preocupação de ter vinhos que os alunos possam encontrar no supermercado/lojas, com bons preços. 

“Acredito que o mais interessante do vinho é isso: surpreender-se com suas histórias, lendas e métodos. É um universo incrível, imenso e um caminho sem volta; quem começa a estudar e degustar, se apaixona”, finaliza.

As aulas são informais e o público alvo são apreciadores de vinhos que buscam conhecer mais sobre a bebida e sua história, para aumentar o prazer da experiência, mas que não têm intenção de se profissionalizar no setor. Também pessoas que gostam de um bom bate-papo entre uma taça e outra.

 “Festa boa é aquela na qual você chega e já te entregam uma taça; nas aulas sigo essa mesma regra, assim os encontros fluem de uma maneira mais solta e as pessoas se sentem livres daqueles pré-conceitos de que o vinho é algo inacessível ou elitizado. Vinho é para todos os que gostam de vinho e ponto”.

Cada aula tem, em média, 2h30 de duração e pode também ser ministradas na casa da professora mediante agendamento. Para outras informações acesse facebook.com/dovinhopromundo/, mande um e-mail para melissa.crocetti@gmail.com ou através do telefone (41) 99530-9990.

Sobre a professora

Melissa Crocetti é formada pela escola Ciclo das Vinhas, da sommelière Alexandra Corvo, em São Paulo, e também pela Associação Brasileira de Sommeliers – SP. Trabalhou como redatora para a revista da importadora Expand, no departamento comercial da importadora En Primeur e na importadora Empório Sorio (vinhos da Córsega), em São Paulo. Atualmente é responsável pela produção de conteúdo (comunicação interna, sites e redes sociais e assessoria de imprensa) da importadora Porto a Porto, em Curitiba.-  Crédito foto Adriel Douglas

Nenhum comentário:

Postar um comentário