segunda-feira, 21 de novembro de 2016

Muito além do bacalhau

Portugal oferece sempre uma mesa com gastronomia variada e criativa, acompanhada por uma diversidade de vinhos que se harmonizam e valorizam cada prato, intensificando você a ter momentos únicos e inesquecíveis. 

A convite das importadoras Porto a Porto e Casa Flora, participei desses momentos. Não estava sozinha, éramos em 16 pessoas. 

Num roteiro bem elaborado, entre as vinícolas a serem visitadas estava a Caves Messias situada na Mealhada, uma pequena cidade da região da Bairrada, onde possui mais de 6.000 metros quadrados de instalações e aproximadamente 160 hectares de vinha, sendo 70 hectares destinados à produção dos vinhos da Quinta do Valdoeiro. 
Tradicionalismo muito grande, Caves Messias procura manter aquilo que foi desde sua fundação em 1926, por Messias Baptista e que manteve a administração da empresa até 1973, hoje administrada por descendentes da família. Muito dessa história foi nos apresentada por Messias Vigário. A beleza dos parreirais multicoloridos se perdiam na imensidão do horizonte. 
Comer bem e bons vinhos é regra absoluta em Portugal O almoço foi no aconchegante restaurante Pedra de Sal. No cardápio delicioso carré de cordeiro e lascas da saborosa carne de porco preto, batatinha frita, arroz e feijão.....


....harmonizado com o Quinta do Valdoeiro, um tinto espetacular,de grande personalidade. Potente, concentrado, taninos doces, nada agressivo. É para se ter na adega e degustar com amigos...sempre. Recomendo.
Como sobremesa doces conventuais com o imperdível Vinho do Porto. Experimentamos também o Caramujo feito de massa folhada recheado de creme de ovos.
Em seguida fomos visitar a Quinta do Valdoeiro. Em espaço gigante, enormes tonéis/barricas acondicionam o Vinho do Porto. Em cada uma delas data/ano e safra. A de 1966 foi premiada com medalha de ouro no Internacional Challenge 2012, como atesta o quadro. 
Mas nada disso foi tão surpreendente como a visita às caves centenárias, onde futuros espumantes vão chegar ao mercado. Antes disso o líquido fica protegido na escuridão das caves.
O jantar foi na Caves Messias e, mais uma vez, sem bacalhau. No cardápio o prato típico da Bairrada: leitão assado que chegou ao salão exalando aroma de especiarias. Recebeu um sonoro uau...que delicia. Para acompanhar mix de folhas verdes, batata frita e laranja, harmonizado com Messias Bairrada DOC, um tinto finíssimo de frescor vibrante que conjuga vigor e elegância de forma notável. Cheio de classe. Imperdível.

O agradecimento a Porto a Porto e Casa Flora, e aos simpáticos anfitriões Messias Vigário, com seu astral maravilhoso e Margarete, também da equipe administrativa.-Fotos GilzaSevero e Marian Guimarães


Dica para meus seguidores
O Natal está chegando é hora de pensar naquele presente qua vai agradar sem erro.O espumante Messias é um luxo, provei e recomendo. Outra boa dica é o Porto Messias.Eles estão nas melhores delicatesses do Brasil. Aliás, vinhos são sempre boas opções.

Nenhum comentário:

Postar um comentário