sábado, 25 de março de 2017

9a. edição do Gastronomix

Já está tudo pronto. Nos das 08 e 09 de abril, chefs e cozinheiros de diversas regiões do Brasil, apresentam quitutes preparados especialmente para a 9a. edição do Gastronomix, primeiro evento de gastronomia ao ar livre do país, que desde 2008 reúne profissionais da cozinha de distintas regiões do Brasil.
Com a curadoria do chef Celso Freire, o Gastronomix não é uma feira, mas um evento gastronômico que faz parte do Festival de Curitiba (hoje em sua 26a. edição). Na ocasião, nomes estrelados da gastronomia nacional - em paralelo aos palcos cênicos - comandam os serviços culinários, cada qual em sua respectiva barraca.
Os chefs são convidados, e os pratos servidos são elencados a dedo para que o público possa ter a experiência da alta gastronomia com preços acessíveis - entre R$ 10 e R$ 20 reais.
Do total de tendas, cinco são fora do Paraná, como o chef Flávio Trombini, de Belo Horizonte/MG (Restaurante Xapuri); o chef Andre Saburó, de Recife/PE (Quina do Futuro); o chef Heiko Grabole, Blumenau/SC (Senac Restaurante Escola); a chef Simone Bert, Maceio/AL ( WanchaKo); e Lucas Bassoleil, São Paulo/SP(Town Sandwich Co.)
Entre os paranaenses, a dupla de chefs Giovanna Smaka e Guilherme Ceschim, proprietários do Restaurante Bierwit, na Colônia Witmarsum (Pameira/PR), dão um toque jovem à culinária alemã e trazem para o Gastronomix o prato Spätzle com joelho de porco, farofa pururuca e crispe de repolho roxo. E mais o chef Ricardo Filizola ( La Cocina); chef Vania Krekniski ( Limoeiro Restaurante); chef Dudu Sperandio ( Funiculi Pizza, Rest.Ernesto), e tantos outros.
Para adoçar o paladar, cinco barracas com profissionais da cozinha da capital paranaense vão servir delícias pra lá de açucaradas como Polyana Batista, da Grué Chocolateria; Carolina Garofani, da Caramelodrama; Karyne Ianski, da Bazar Doce; Mariana Salata, da Mary Ann Apple Factory; e Rocky Way.

Para finalizar o tour açucarado, o chef Fabiano Marcolini (o Rei do Canoli), apresenta canolis de pistache, doce de leite e avelã creme zabaione, e a versão tradicional, de ricota. – Fotos divulgação, montagem MG.

Nenhum comentário:

Postar um comentário