segunda-feira, 22 de maio de 2017

Post-Quercus: depois do carvalho

Quem esteve nesta semana em Curitiba foi Filipa Pato, enóloga portuguesa, considerada nome de destaque entre os produtores da Bairrada e do Dão. Veio a convite da importadora Porto a Porto para anunciar a chegada de seu vinho Post-Quercus, ao Brasil. Vinho que faz parte de seu projeto “Vinhos Doidos” projeto este feito em parceria com seu marido o sommelier William Wouters. 

Post –Quercus é elaborado com a uva Baga, colhida e selecionada manualmente, o vinho fermenta e estagia em ânforas de barro que mantêm a temperatura correta para a vinificação. Filipa conta que o solo da Bairrada é composto de argila e calcário e quando os romanos ocuparam essa região eles já utilizavam esta técnica para a elaboração do vinho. 

A fermentação e o estágio desta forma possibilitam a troca de oxigênio e assim os taninos da Baga ficam muito mais macios, além de os aromas serem mais delicados do que seriam se elaborasse o vinho por meio de outro processo.

O nome Post-Quercus significa depois do carvalho. “A nossa visão é sempre olhar para o passado e pensar no futuro. As ânforas são feitas de barro, o mesmo elemento que existe no vinhedo; como a Baga gosta muito desse tipo de solo, surgiu a ideia de fermentá-la em ânfora”, diz  a enóloga.




O encontro enogastronômico com a imprensa foi em almoço no La Varenne Gastronomia, sob a batuta do chef Felipe Myiake que recebeu orientação da enóloga referente à harmonização dos pratos. Tudo perfeito.



A recepção foi com o delicioso espumante Filipa Pato 3b. Os “bs” vêm das uvas Bical e Baga e da inicial da região de Bairrada. Aroma potente e complexo. Toques minerais evidentes. Bela perlage, com bolhas elegantes e duradouras.


Como entrada: Carpaccio de polvo com páprica, limão siciliano e brotos, harmonizado com vinho FP Bical e Arinto, vinho branco suave, elegante e equilibrado. Aroma de frutas cítricas. Final muito agradável.
Prato principal: Galinha caipira cozida no próprio molho e legumes acompanhados com couscous marroquino, elaborado especialmente para harmonizar com o FP Post-Quercus, vinho de aromas de frutas delicadas como cereja e ameixa. Boa concentração de sabor. Taninos redondos, nada agressivos. 
Foi decantado (essa é a recomendação) servido a uma temperatura entre 12 a 14º.Celsius ou seja, mais fresco que o comum para tintos.
Sobremesa: Cálice de doce de leite com sorvete de coco e compota de morangos frescos. Harmonização com o Madeira Justino´s 10 anos. Simplesmente perfeito.

É bom saber
O Post-Quercus é apresentado em garrafas de 500ml, pois como a primeira edição, elaborada em 2013, foi muito pequena, diminuiu-se a capacidade para a obtenção de mais garrafas. Da safra 2015 foram produzidas 4.000 garrafas de 500ml e 1.500 garrafas de 1 litro. 
Os vinhos da Filipa Pato são trazidos ao Brasil pelas importadoras Porto a Porto e Casa Flora. O preço sugerido para o Post- Quercus é R$155,00. Pode ser encontrado nos seguintes locais, entre outros: Adega Brasil, Casa da França e Adega Franco.
– Fotos Carlos Poly, Marian Guimarães e Elis Carbanilhas Glaser

Nenhum comentário:

Postar um comentário