domingo, 10 de setembro de 2017

Dia Mundial do Vinho do Porto


Hoje, 10 de setembro, comemora-se o Dia Mundial do Vinho do Porto ou Porto Wine Day. A data refere-se ao dia que a região portuguesa foi demarcada e regulamentada por Marquês de Pombal, no distante ano de 1756. Existem várias teorias a respeito da origem do Vinho do Porto. Uma das mais populares diz que a sua descoberta foi quase acidental. Em meados do século XVII, a Inglaterra adotou Portugal como o seu fornecedor de vinhos. 
No entanto, como o tempo de ligação entre os dois países era muito demorado, os britânicos adquiriram o hábito de adicionar uma quantidade de água ardente ao vinho para o estabilizar, evitando assim a sua deterioração. 
Mais tarde, surgiu a ideia de adicionar a aguardente durante o processo de fermentação, enquanto o vinho ainda se apresentava doce, frutado e forte. Assim, o vinho fica com um sabor adocicado e um elevado teor alcoólico. Este é um método de produção que ainda hoje é usado no fabrico do Vinho do Porto.As importadoras Porto a Porto e Casa Flora trazem ao Brasil produtores espetaculares, como Caves Messias e Duorum, que aliam a tradição à tecnologia na produção de exemplares inesquecíveis.
O Porto do Douro
O Douro, região portuguesa onde se origina o vinho do Porto, é uma das mais belas paisagens vinícolas do mundo, com montanhas recortadas pelo rio que dá nome as terras e marcadas pelo esforço do homem para que das encostas xistosas pudessem prosperar as vinhas. 
Não à toa é Patrimônio da Humanidade pela UNESCO. As uvas, colhidas à mão, amadurecem perfeitamente em verões escaldantes e mantém altos teores de açúcares – o que garante a doçura do fortificado.
A região se orgulha de seus excelentes produtores. Um dos mais destacados é a Caves Messias. Fundada em 1926 mantém a produção em Ferradosa, local onde as videiras foram plantadas pela primeira vez em 1845 pelo Barão do Seixo, sendo mais tarde adquiridas pela família Afonso Cabral, que por sua vez a vendeu aos Messias, em 1956.
Outra vinícola de destaque é a Duorum, projeto dos enólogos João Portugal Ramos e José Maria Soares Franco, dois nomes entre os maiores da viticultura portuguesa contemporânea. Em um terroir excepcional, a dupla assina vinhos com dimensão internacional, inclusive premiados pelo famoso crítico Robert Parker. _ Foto divulgação.Dia Mundial do Vinho do Porto

Nenhum comentário:

Postar um comentário